3.4.12


"Por muito tempo de minha vida me perguntei por que é que eu sempre gostei tanto da noite !
Decidi então me auto observar para tentar descobrir. E no decorrer do tempo pude perceber que ao ficar em meio ao silêncio, este... o próprio silêncio falava comigo.
Em meio a este silêncio eu posso refletir sobre meu dia... sobre o que fiz e não fiz e se não fiz porque não quis ou porque fui impossibilitada de fazer.
Notei que algumas vezes a culpa tomava conta de mim, pois haviam pessoas que queriam se aproximar de mim, querendo conversar comigo, mas devido eu estar sempre muito ocupada e preocupada com meus deveres do trabalho não lhes dava ouvidos.
Deus repreendeu-me por isso. E então decidi que quando alguém viesse conversar comigo eu pararia de fazer o que quer que estivesse fazendo, olharia nos olhos dessa pessoa e a escutaria.
Na semana em que decidi fazer isso, um pessoa que dou aula me procurou dizendo que precisava conversar. E neste dia eu ouvi a história mais marcante da minha vida.
Eu pude conhecer naquele momento um ser humano que tinha todos os motivos do mundo para escolher ser revoltada, egoísta, agressiva e usuária de drogas, mas havia ali na minha frente um ser humano que apesar das dores que a vida lhe oferecera havia tomado a decisão de extrair algo positivo de sua própria história, perdoando os que a fizeram sofrer (e que sofrimentooooooooo) sem que cobrassem dela esse perdão.
Eu pude conhecer um ser humano que sofreu situações diferentes da minha, mas que certamente foram muito mais marcantes, podendo acarretar consequências avassaladouras. Só que ELA ESCOLHEU perdoar e escolheu aprender com tudo o que aconteceu.
Eu me senti um micróbio de tão pequena, porque além de não ter me dado mais vezes a oportunidade de OUVIR as pessoas, não havia também me dado a oportunidade de ser verdadeiramente livre perdoando os outros pelas sequelas que suas ações me deixaram.
Essa pessoa é apenas adolescente e eu tenho 26 anos. O que triplicou a minha vergonha, afinal eu vivi mais anos que ela, só que o que nos torna MADUROS não são a quantidade de anos que vivemos, mas sim nossas experiências de vida e o que temos feito destas experiências. Por este motivo existe a frase "A idade não está no RG, mas sim na 'cabeça'.
Desta forma, posso afirmar que independente das diferenças que existem, vale a pena renunciarmos algo NOSSO para fazermos algo pelo próximo, porque o que pode parecer uma simples conversa pode mudar sua vida e a vida do outro pelo fato de você ter disponibilizado um tempo para escutá-lo.
Ela só queria ser escutada. Nada mais. Ela só queria compartilhar.
E hoje não a vejo mais como participante de um grupo que oriento, mas como uma pessoa usada por Deus para tirar as vendas de meu olhos, me fazendo ver em minha própria história minhas próprias falhas.
A vida é feita de oportunidades e nas oportunidades que ás vezes subestimamos podem estar a chave para nossa real libertação e para a libertação do outro.
Pensem nisso" (Lívia Chaves Ribeiro).